Rozès

Os vinhos biológicos são cada vez mais populares. Mostrando que não querem ficar de fora da tendência, várias marcas têm apresentado propostas com menos intervenção humana na produção. A mais recente é a Rozès.

Em 1955, em Bordéus, Ostende Rozès, negociante de vinhos finos, fundou uma casa homónima. Ali, começou por importar e comercializar Vinho do Porto — e rapidamente ganhou reputação. Foi, depois, o filho, Edmond, quem criou a marca “Porto Rozès” e começou a utilizar uma garrafa à “antiga portuguesa”, com o gargalo envolto em papel sulfuroso e uma rolha selada com cera.

Instalada agora em Vila Nova de Gaia, a insígnia continua a reforçar o seu nome. O novo lançamento é a prova disso. Chama-se Terras do Grifo BIO tinto Reserva 2021 e já chegou ao mercado.

A incursão na produção de vinhos biológicos da marca Terras do Grifo começou em 2017, as vinhas da Quinta da Veiga Redonda no Parque Internacional do Douro Superior. Depois do sucesso da primeira experiência, de brancos e rosés 2021, chegou o momento da novidade que se distingue pela sua cor tinta intensa, onde sobressaem notas de fruta madura e geleia de frutos vermelhos.

“Com as mudanças nos hábitos alimentares e nos estilos de vida, surgem cada vez mais consumidores interessados neste tipo de vinhos, daí a nossa opção por este segmento”, avança a equipa dos enólogos da casa.

Feito a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão, e Sousão, a referência foi fermentada em cuba de inox, durante oito a dez dias, com temperatura controlada. Estagiou em barrica nova de carvalho francês de 300 litros, durante 12 meses.

Segundo a nota de prova, na boca, “apresenta taninos robustos, boa estrutura e persistência, com elevado potencial de envelhecimento”. Acompanha na perfeição carnes fortes e queijos complexos. Deve ser bebido a uma temperatura entre os 14 e os 16 graus. A proposta é vendida por um valor aproximado de 8€, e está disponível no El Corte Inglês e Canal ON TRADE.

Fonte: NIT


n